destaque

Por Gilson Correa Alves

Quem não Conheceu, Perdeu

Tive a honra de conhecer e conviver com esse estadista, homem honesto e simples. A humildade sempre permeou a sua vida, e Dr. Edson Freitas, isso contagiava muitas pessoas. Os jovens emedebistas da época o respeitavam e admiravam. Embora fosse médico e atendesse na unidade pública, sua influência política era exercida sem mandato, contribuindo em Mato Grosso, e influenciava muitas pessoas no exercício de sua função. Um guerreiro, principalmente na década de 80, Dr. Edson foi um dos principais nomes do MDB no estado.

Nascido em 1930, Dr. Edson estudou o primário em Aparecida do Tabuado e o segundo grau em Araçatuba, SP. Posteriormente, ingressou no curso de medicina em Jales, SP, onde residiu por muito tempo e se casou com a jovem Maria Cândida. Sua paixão pela política o levou a se tornar prefeito da cidade, e mais tarde, ele se mudou para Cuiabá, onde continuou a exercer sua influência política.

Dr. Edson foi um defensor intransigente da construção da ponte rodoviária ligando o estado de São Paulo a Mato Grosso do Sul, e sua luta foi coroada de êxito. Seu currículo é extenso, com participação em grandes reuniões e congressos, onde sempre teve uma palavra colaborativa. Foi um grande articulador na campanha do Padre Raimundo Pombo e também participou intensamente da campanha Diretas Já e da campanha de Dante para Prefeito em 1985.

Depois de disputar e vencer a vaga de Vice-Governador, Dr. Edson cumpriu seu mandato com sua costumeira humildade e assumiu o Governo com a saída do ex-governador Carlos Gomes Bezerra, que deixou o governo para disputar o Senado. À pouco tempo de concluir seu mandato no governo, sofreu um trágico acidente que o afastou do governo. Dr. Edson continuou a contribuir para a política peemedebista após sua recuperação.

Dr. Edson Freitas deixou um legado político, ético e moral para Mato Grosso e para o Brasil. Sua esposa, viúva, e seus filhos, Rondon Oliveira, Jussara Oliveira e Ajax Oliveira, perpetuam sua memória. Dr. Edson faleceu no dia 13 de julho de 2021, aos 91 anos, deixando saudades e um exemplo de vida para muitos brasileiros. Quem não o conheceu, deixou de conhecer um verdadeiro brasileiro, político honesto, trabalhador e humilde.

Gilson Alves www.variadosnoticias.com.br

Comentários