Homenagens

Por Gilson Correa Alves

Uma vida de vitorias ,Derrota , Dor e  superação

        Osvaldo Roberto Sobrinho

Uma vida de vitorias ,Derrota , Dor e  superação

Osvaldo Roberto Sobrinho nascido em Pirapozinho no estado de São Paulo  8 de janeiro de 1949 é filho de José Roberto Neto e de Maria Jorge Neto. Sobrinho tem quatro filhos, fruto da sua união com Dilza Ribeiro Roberto, com quem é casado até o presente momento e com certeza vai durara até o dia que o Senhor os separa,empero que demoremuitos anos . É um  Cristão ,político brasileiro Economista,advogado etc… Osvaldo  prestou  serviços como advogado e mais tarde  acabou se tornando gropecuarista construindo um patrimonio para seu futuro e da sua familia

Entre 1970 e 1974 cursou Economia e depois Direito 1994 e 1998 pela Universidade de Cuiabá.  foi professor da rede estadual e professor assistente da Universidade Federal do Mato Grosso. Assumiou o cargo de  Delegado Regional de ensino em 1974-  filiado na arena (aliamça da Renovação Nacional ,partido da situação no governo( Arena) concorreu e foi eleito para seu primeiro cargo no legislativo Mato Grossense, partido que tinha como finalidade dar suporte ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Em 1982 , já pelo PMDB partido do movimento Democrático  Brasileiro, brasileiro em uma fusão histórica entre os partidos pp e pmdb unindo-se aos antigos  Adversários (hoje companheiros)  se elegeu a deputado estadual  novamente em 1986  se Elegeria-se novamente em , desta vez para deputado federal, que seria constituinte. Antes disso ja havia passado por varias experiencia tais como: Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Mato Grosso.

E como sitado anteriormente e indicado por Lorenberg Nunes Racho para ser Delegado de Ensino(tudo haver com sua conção de professor.

Criou “mosculatura” para ser um Grande Deputado  

Vida Pública

 Foi um Grande companheiro para redemocratização do pais apoiando a enmenda das Diretas do Depetudo Dante de Oliveira que ficou conhecida como “Diretas Ja” bem como apoiando a Eleição de Tancredo Neves para Presidente da Republica ,ainda que no Colégio Eleitoral ,formado ppor Deputados e senadores no congresso Nacional.

Obteve em  40.685 votos.

Atuou  Na Assembléia Nacional Constituinte como titular de varias subcomissões;  da Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação, da qual foi o segundo-vice-presidente e, como suplente,da Comissão do Sistema Tributário, a Subcomissão do Sistema Financeiro e do Orçamento e Finanças.[2]

Em 1990, agora pelo PTB, foi eleito vice-governador de Mato Grosso na chapa, que tinha como lider Jayme Campos. Durante o mandato, Osvaldo também excerceu o cargo de Secretário Estadual de Educação, e tornou-se Governador com a saida de Jaime Campos do Governo .

Em 1994 candidatou-se ao governo do estado, sendo derrotado ainda em primeiro turno para Dante de Oliveira do Partido Democrata Trabalhista (PDT). De quem outroha fora companheiro (na politica tudo isso é normal)

Em 1998, concorreu novamente a uma vaga para a Camara dos Deputados pelo  PTB, nao sendo eleito mas garantindo a primeira suplência. Com o afastamento do titular Wellington Fagundes, em fevereiro de 1999, para assumir a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Estratégico, Osvaldo Sobrinho assumiu a vaga. Osvaldo permaneceu na Câmara durante 17 meses, como suplente, até o fim da legislatura, em janeiro de 2003.

Em 1998 candidatou-se novamente à Câmara dos Deputados mas obteve a suplência, ocupando eventualmente o cargo por curtos períodos entre 1999 e 2002.

Nas eleições de outubro de 2006, Osvaldo Sobrinho pelo partido do PTB, pleiteou a vaga de segundo suplente  de Jaime Campos, em sua candidatura ao Senado Federal por Mato Grosso. Campos foi eleito, assumindo o cargo no ano seguinte.

Em 2007 Sobrinho foi convidado a ocupar o cargo de assessor especial do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em Brasília.

Ocupou a Secretaria de Governo de Cuiabá em 2009. Com a licença deste para tratar de interesses particulares em 2009, e a renúncia[4] em assumir do 1º suplente de Luis Antônio Pagot, Osvaldo Sobrinho assumiu o mandato de senador da república pelo PTB. Exerceu o mandato até 2 de janeiro de 2010, quando o titular Jayme Campos reassumiu.

Dores: 0svaldo passou por Enfermidades e tambem enfrentou o Falecimento do seu irmão caçula e Braço “direito” Ezequiel José  Roberto em um tragico ascidente aério no dia 30  de setembro  de 2001 e Deixou a Polica como Candidato aposentando-se ,porem manteve a Humildade e a Fé , nos encontramos com frequencia do bom convivio e Amizade que nos une ainda nos dia de hoje.

Desejamos a voce maigo Osvaldo Sobrinho sua linda Familia  grandes alegrias na vida , é o que deseja o site www.variadosnoticias.com.br em nome do seu amigo e irmão Gilson Alves.

Comentários